Partida da Segunda Armada Portuguesa para a Índia | Hoje Na História

Hoje Na História, 9 de Março de 1500

Há 520 anos, no dia 9 de março de 1500, partia da voz do do rio Tejo a Segunda Armada Portuguesa para a Índia, expedição reunida pelo rei Manuel I para estabelecer relações comerciais com os reinos indianos situados na costa ocidental no subcontinente indiano. Essa a Segunda Armada também foi responsável pelo Achamento do Brasil, cuja intenção, ou conhecimento das terras continentais de Pindorama, é alvo de grande debate historiográfico, com interpretações tanto apontando para o conhecimento prévio do Brasil quanto apontando como a coroa portuguesa não sabia do real tamanho das terras continentais brasileiras. Há, porém, consenso entre historiadores, baseado em documentos da Torre do Tombo, que Manuel I incumbiu Pedro Álvares Cabral, comandante da armada, a tomar posse de todas as ilhas que faziam parte do domínio lusitano segundo o Tratado de Tordesilhas, além de tentar tomar posse de terras na parte espanhola do tratado. Excetuando-se a posse do Brasil, a Segunda Armada foi um fracasso, principalmente por gerar uma guerra contra o Samorim de Calicute, mesmo tendo estabelecido uma fábrica no Protetorado de Cochim, a primeira fábrica lusitana na Ásia. 

Na imagem ilustração das 13 caravelas, inclusive com as duas que afundaram, que fizeram parte da Segunda Armada, presente no livro Memórias das Armadas


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.