Constituição Mexicana de 1917 | Hoje na História

Hoje na História, 5 de fevereiro de 1917.

A promulgação da Constituição Mexicana acontecia há 103 anos atrás. Dia 5 de fevereiro de 1917 foi um marco histórico mexicano e mundial, pois o texto constitucional, que incorporava inúmeros direitos sociais para atender às necessidades dos trabalhadores, foi a primeira constituição social do mundo. O anarcossindicalismo, o qual havia ganhado grandes proporções na Europa no século XIX, foi a base principal para a Constituição de 1917, e Ricardo Flores Magón (1874-1922) foi um dos principais responsáveis por essa vitória. Influenciado principalmente pelas palavras de Kropotkin, Magón propagava e defendia o senso comunitário e a autonomia dos povos indígenas, fundou o periódico Regeneración e o movimento revolucionário do Partido Liberal Mexicano. Suas ações e suas palavras foram o alicerce para a Revolução Mexicana e a promulgação de 1917.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.