Hoje Na História, 28 de Janeiro de 813.

Há 1207 anos, em 28 de janeiro de 813, morria em Aachen, cidade alemã também conhecida por seu nome em francês Aix-la-Chapelle, o primeiro imperador do Sacro-Império Romano-Germânico Carlos Magno, rei dos francos, dos lombardos e imperador dos romanos, vitimado de uma pleurisia, uma inflamação na membrana que envolve os pulmões. Segundo Eginhardo, biógrafo oficial do imperador, Carlos Magno morreu às nove horas da manhã depois de ter tomado a comunhão. Segundo alguns historiadores, a origem da ideia de uma Europa diferente do antigo Império Romano pode ser traçada justamente para o reinado de Carlos Magno, que expandiu seus domínios por quase toda a Europa ocidental, apenas não conquistando as Ilhas Britânicas, então ocupadas pelos vikings, e a Península Ibérica, então ocupada pelos árabes. Ou seja, é a partir do seu reinado que surge a ideia do homem europeu, diferenciando-se do homem romano, não à toa Carlos Magno foi beatificado pela Igreja Romana, e é reverenciado justamente na data de hoje. A simbologia do imperador não poderia ser maior em tempos como o que comungamos no presente, onde o eurocepticismo tem avançado cada vez mais em detrimento do avanço dos nacionalismos chauvinistas.
Na imagem: foto do Busto de Carlos Magno, relicário de 1350 contendo a calvária do imperador, o monumento é feito de prata, ouro e pedras preciosas, e se encontra no tesouro da Catedral de Aachen.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
