Incidente Palomares | Hoje Na História

Hoje Na História, 17 de Janeiro de 1966.

Em 17 de Janeiro de 1966, há 54 anos, um bombardeio B-52G da força aérea dos Estados Unidos colidiu com um Boeing KC-135 enquanto abastecia em voo. Em um voo de rotina o bombardeio B-52G voava pela Europa carregando quatro bombas de hidrogênio do tipo MK28, para serem usadas em uma eventual retalhação a algum ataque Soviético. O Bombardeiro precisou reabastecer, como já era previsto em seu plano de voo, e se dirigiu ao mar da Espanha onde encontraria o Boeing KC-135 que faria seu reabastecimento em voo, a uma altura de quase 9,5 Km. Durante o reabastecimento ocorreu um acidente que fez com que o combustível pegasse fogo e destruísse o KC-135, matando sua tripulação. o B-52 colidiu com os destroços matando 3 homens de sua tripulação. Os 4 restantes ejetaram e deixaram. Assim o avião caiu carregando as 4 bombas de hidrogênio. 3 caíram no pequeno vilarejo de Palomares no município de Cuevas del Almanzora, na Espanha. Uma delas detonou seu explosivos não nucleares causando um vazamento de Plutônio e contaminação de 2km quadrados. A quarta Bom caiu no Mar da Espanha e foi recuperada messes depois. O ocorrido ficou conhecido como o Incidente Palomares.

Na imagem: Bomba nuclear do tipo MK28 recuperada em uma casa em Palomares, na Espanha.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.