Inauguração da Primeira Casa dei Bambini | Hoje Na História

em

Hoje Na História, 6 de Janeiro de 1907

Há 113 anos, no dia 6 de Janeiro de 1907, a médica e educadora italiana Maria Montessori, que batiza uma filosofia da educação, fundava em Roma, no distrito de San Lorenzo, a primeira Casa dei Bambini – Casa das Crianças, em tradução livre do italiano – a primeira escola e creche a utilizar do método montessoriano, e direcionado para os filhos e filhas da classe trabalhadora romana. Quando de sua inauguração, a Casa teve entre 50 e 60 crianças entre 2 e sete anos, elas foram engajadas sete horas das mais variadas atividades, passando desde atividades físicas individuais até exercícios de socialização. É importante notar que o método montessoriano de ensino é centrado na criança e em seus desejos, tratando a criança e o adolescente como um ser autônomo, independente e ansioso por descobrir e desenvolver novos conhecimentos, para a aplicação é imprescindível o respeito com os educando, e uma relação de sinceridade e cumplicidade entre educando e educador. Tal relação se dá desde o tamanho e disposição da mobília escolar até a livre escolha pelos estudantes daquilo que querem aprender.

E, você, professor, conhece o método montessoriano? Já aplicou ele em sala de aula? Conta pra gente a sua experiência nos comentários aqui embaixo!

Na imagem foto de Maria Montessori, autoria desconhecida, s/d


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.