Primeira Intifada em Gaza | Hoje Na História

Hoje Na História, 9 de Dezembro de 1987.

Em 9 de dezembro de 1987, há 32 anos, começava em Gaza a Primeira Intifada, que duraria até 13 de setembro de 1993. Uma revolta palestina contra o sionismo e colonialismo israelense em terras palestinas. Tendo como liderança uma coalizão de forças da Resistência Palestina, notadamente do Fatah e do Hamas, os palestinos se utilizavam de paus e pedras atiradas contra soldados das IDF (Israeli Defence Forces, Forças de Defesa Israelense, em tradução livre do inglês) e colonos invasores. Intifada é o nome dado em árabe a qualquer rebelião contra um invasor ou um estado opressor. Nos atuais territórios palestinos já ocorreram duas Intifadas contra Israel, sendo que a primeira deixou quase dois mil mortos entre os palestinos e quase 300 israelenses. Uma das principais consequências das Intifadas palestinas foram o acirramento das tensões entre Israel e a Palestina, principalmente com o total abandono de Israel das terras palestinas, incluindo ações deliberadas de sabotagem e destruição de equipamentos sociais, como escolas, hospitais, entre outros.

Na imagem: foto de um bloqueio de estrada pelas IDF perto da cidade palestina de Jabalya, datada de 1988.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.