Ku Klux Klan | Hoje Na História

Hoje Na História, 04 de Dezembro de 1915.

Em 04 de Dezembro de 1915, há 104 anos, o Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, identificava a Ku Klux Klan como uma organização racista. Também conhecida como KKK, foram três diferentes movimentos nos Estados Unidos, todos baseados pela supremacia branca,  extremamente racista, antissemita e xenofóbica. O primeiro Klan nasceu após a Guerra Civil americana, tomadas pelo sul do país contra a abolição da escravidão. Foi formado por antigos oficiais do Exército Confederado, no Tennessee. O Ku Klux vem da origem grega Kuklos (círculo). Neste primeiro momento o grupo acabou rapidamente após algumas tentativas de derrubar o governo republicano no sul. Já o segundo grupo, formado em 1915, atuou por todo o país em torno da década de 1920. As tajes brancas passaram a ser adotadas nesse momento. Também atuavam contra a Igreja Católica, e por isso em alguns rituais queimavam cruzes. A última formação se deu em 1950, em pequenos locais com a denominação KKK, encontrando-se até os dias atuais. Utilizam referências anglo-saxão dos Estados Unidos, ligados ao nativismo. A principal forma de repressão da KKK é o uso da violência e atentados contra militâncias, principalmente ao movimento negro. Não há como negar toda mentalidade e atitude fascista por parte desse movimento.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.