Guerra Indo-Paquistanesa | Hoje Na História

Hoje Na História, 03 de Dezembro de 1971.

Em 03 de dezembro de 1971, há 48 anos, explodia a Guerra Indo-Paquistanesa, um dos diversos embates militares envolvendo o subcontinente indiano após o jugo colonial britânico. Considerada uma das menores guerras do mundo, durou 13 dias ao todo, teve como motivação a libertação de Bangladesh do domínio paquistanês. A região era conhecida como Paquistão Oriental. Bangladesh é um país que tem como maioria étnica os bengali e religiosa o islamismo, já o Paquistão, mesmo sendo um país islamizado, é de maioria punjabi e pashtun, e a Índia é um país de maioria hindu, porém com relações étnicas complexas. As forças paquistanesas foram divididas em dois fronts, um tentava impedir a independência bangladesa e outra fazia ataques preventivos contra alvos militares, principalmente bases aéreas, indianas. Como consequência do conflito, Bangladesh teve sua independência conquistada, e a perda de territórios por parte do Paquistão para a Índia devolvidos em 1972 através do Tratado Simla; outra consequência gravíssima da guerra fora o Genocídio Bangladês, onde entre 300.000 e 3.000.000 de pessoas da etnia bengali foram massacradas, além de cerca de 400.000 mulheres bengali foram estupradas por milícias paquistanesas. 

Na imagem: foto de parte da exposição sobre o Genocídio Bangladês no Museu da Guerra de Libertação, em Daca, Bangladesh.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.