Ditadura Militar na República Dominicana | Hoje Na História

Hoje Na História, 29 de Novembro de 1916.

No dia 29 de Novembro de 1916, há 103 anos, os Estados Unidos assumem oficialmente o governo da República Dominicana e estabelecem uma Ditadura Militar. A República Dominicana, assim como outras ilhas e arquipélagos próximos a Miami, sofreu intervenção direta dos E.U.A, colocando a Doutrina Monroe em prática. Já em 1905 empresas Estadunidenses controlavam os serviços aduaneiros do país, intervinham abertamente na política institucional e financiavam golpes e conspirações. A instabilidade política pela qual o país passava no ínicio do séc. XX foi a justificativa perfeita para um golpe imperialista ser efetivado na ilha. Em 1906 o presidente Carlos Morales renunciou, deixando um vácuo no poder que culminou em uma sucessão de golpes, muitos deles organizados pelos E.U.A, a terra da liberdade. Em 1914 o presidente Woodrow Wilson ameaça capitanear uma intervenção no país, com a justificativa que o mesmo estava a beira de uma guerra civil. Eleições foram convocadas e foi eleito um novo presidente, o que não diminuiu a sanha do imperialista da “maior democracia do mundo”, o lacaio posto, Juan Isidro Jimenes Pereyra, não conseguiu com êxito colocar organismos estadunidenses para controlar o país, processo que culminaria em seu impedimento em 1916. Em novembro do mesmo ano, os E.U.A ocuparam o país e impuseram uma ditadura militar liderada pelo contra-almirante Harry Shepard Knapp. Um grupo guerrilheiro chamado Gavilleros se levanta contra a ocupação, porém são massacrados em 1921 pela força militar superior dos E.UA. A ocupação vai até 1924. Desde então os E.U.A tutelam os processos políticos na República (não sem resistências). Em 1965 há uma outra invasão militar por parte dos E.U.A. Essa é a democrática história do liberalismo yankee e suas centenas de intervenções em países da América Latina e Central.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.