Ricardo e Vânia – Chico Felitti | Clio Indica

A História do Fofão da Augusta

O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor“, o subtítulo do livro resume muito bem tudo que a vida de Ricardo e Vânia foi. Ricardo Correa da Silva foi conhecido por muitos anos por ser o Fofão da Augusta: um homem excêntrico, cheio de silicones aplicados no rosto, que entregava panfletos na Rua Augusta, em São Paulo; de pouca conversa, portanto muito misterioso e motivo de chacota pelos que passavam por ele.

Ricardo na Rua Augusta

Chico Felitti, jornalista, com muito empenho conseguiu contato com o misterioso homem e passou a descobrir mais de sua vida e sua história que são, no mínimo, fascinantes. Ricardo era cabeleireiro e maquiador, nascido em Araraquara, interior de São Paulo; durante sua juventude namorou Vânia, na época ainda Vagner; Revolucionaram a cidade do interior com suas personalidades excêntricas e o salão de beleza que tinham na época. Ricardo e Vânia se aplicavam silicone no rosto, queriam parecer bonecas chinesas de porcelana, portanto causavam espanto por quem passassem.

Enquanto falamos com a assistente social, Vânia manda uma mensagem. Conto que estamos no hospital e pergunto se ela quer ver Ricardo. Ela diz que sim. Volto para o quarto e pergunto se Ricardo quer falar com um velho amigo. Ele diz que sim. Saco o celular e faço uma videochamada para Vânia. Ricardo olha para o rosto feminino na tela do celular e diz: ‘Eu estou falando comigo mesmo’.

Ela ri e pergunta: ‘Você ainda se lembra de mim, Ricardo?’.

Ele responde: ‘É claro que eu me lembro de você. Você é o Vagner. Você é o amor da minha vida.

Vânia sorri.

‘Sou eu. Ricardo, eu quero que você saiba que eu te quero muito bem. Eu vou te ver quando for para o Brasil, tá?’

Vânia sai de quadro por um segundo. Volta com algo no colo. É o cachorro que a acompanha em suas caminhadas por Paris. ‘Essa é a Gaya, Ricardo.’

Faz vinte anos que os dois não se falam, após um término conturbado. ‘A gente tinha gatinhos’, diz Ricardo, ‘você lembra?’ Vânia sorri e seus olhos se fecham mais do que das outras vezes em que sorriu. Estão cheios d’água.

Quando a ligação de vídeo termina, há duas trilhas de água que começam nos olhos de Ricardo e percorrem suas bochechas. Isabel sai do quarto para chorar no corredor. O homem da cama ao lado, que não queria saber da história de Ricardo, passa a mão no rosto enquanto olha para a TV, ligada em um programa policial. Desconfio que ele também está chorando.

Ricardo e Vânia na pista da boate Medieval (1981)

O livro é emocionante, do início ao fim, nem parece uma história real. A vida foi dura para Ricardo e para Vânia, e Felitti consegue contar isso de maneira sensível e delicada. Vânia, hoje, mora em Paris e Ricardo faleceu em 15 de Dezembro de 2017, após uma parada cardíaca causada por uma embolia pulmonar.


Ficha Técnica

Nome: Ricardo e Vânia: O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor
Autor: Chico Felitti
Editora: Todavia
Páginas: 192

Clique aqui para adquirir Ricardo e Vânia: O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor e ajude o Clio a se manter no ar e produzir ainda mais conteúdo para vocês


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Bruno Machado, Cristina Lima, Daniela Dias, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Luiza Athayde, Natália Castilho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.