Ricardo e Vânia – Chico Felitti | Clio Indica

A História do Fofão da Augusta

O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor“, o subtítulo do livro resume muito bem tudo que a vida de Ricardo e Vânia foi. Ricardo Correa da Silva foi conhecido por muitos anos por ser o Fofão da Augusta: um homem excêntrico, cheio de silicones aplicados no rosto, que entregava panfletos na Rua Augusta, em São Paulo; de pouca conversa, portanto muito misterioso e motivo de chacota pelos que passavam por ele.

Ricardo na Rua Augusta

Chico Felitti, jornalista, com muito empenho conseguiu contato com o misterioso homem e passou a descobrir mais de sua vida e sua história que são, no mínimo, fascinantes. Ricardo era cabeleireiro e maquiador, nascido em Araraquara, interior de São Paulo; durante sua juventude namorou Vânia, na época ainda Vagner; Revolucionaram a cidade do interior com suas personalidades excêntricas e o salão de beleza que tinham na época. Ricardo e Vânia se aplicavam silicone no rosto, queriam parecer bonecas chinesas de porcelana, portanto causavam espanto por quem passassem.

Enquanto falamos com a assistente social, Vânia manda uma mensagem. Conto que estamos no hospital e pergunto se ela quer ver Ricardo. Ela diz que sim. Volto para o quarto e pergunto se Ricardo quer falar com um velho amigo. Ele diz que sim. Saco o celular e faço uma videochamada para Vânia. Ricardo olha para o rosto feminino na tela do celular e diz: ‘Eu estou falando comigo mesmo’.

Ela ri e pergunta: ‘Você ainda se lembra de mim, Ricardo?’.

Ele responde: ‘É claro que eu me lembro de você. Você é o Vagner. Você é o amor da minha vida.

Vânia sorri.

‘Sou eu. Ricardo, eu quero que você saiba que eu te quero muito bem. Eu vou te ver quando for para o Brasil, tá?’

Vânia sai de quadro por um segundo. Volta com algo no colo. É o cachorro que a acompanha em suas caminhadas por Paris. ‘Essa é a Gaya, Ricardo.’

Faz vinte anos que os dois não se falam, após um término conturbado. ‘A gente tinha gatinhos’, diz Ricardo, ‘você lembra?’ Vânia sorri e seus olhos se fecham mais do que das outras vezes em que sorriu. Estão cheios d’água.

Quando a ligação de vídeo termina, há duas trilhas de água que começam nos olhos de Ricardo e percorrem suas bochechas. Isabel sai do quarto para chorar no corredor. O homem da cama ao lado, que não queria saber da história de Ricardo, passa a mão no rosto enquanto olha para a TV, ligada em um programa policial. Desconfio que ele também está chorando.

Ricardo e Vânia na pista da boate Medieval (1981)

O livro é emocionante, do início ao fim, nem parece uma história real. A vida foi dura para Ricardo e para Vânia, e Felitti consegue contar isso de maneira sensível e delicada. Vânia, hoje, mora em Paris e Ricardo faleceu em 15 de Dezembro de 2017, após uma parada cardíaca causada por uma embolia pulmonar.


Ficha Técnica

Nome: Ricardo e Vânia: O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor
Autor: Chico Felitti
Editora: Todavia
Páginas: 192

Clique aqui para adquirir Ricardo e Vânia: O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor e ajude o Clio a se manter no ar e produzir ainda mais conteúdo para vocês


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.