Um Mundo Uma Escola: A Educação Reinventada (Salman Khan) | Clio Indica

A Reinvenção da Educação?

É possível ter uma boa ideia, ganhar dinheiro com ela e ser completamente honesto ao transmitir um conceito que é correlato a ela? Eu sei que é complicado… Mesmo se for totalmente honesto, eu, como Diógenes, tenho uma lanterna à mão à procura de um homem honesto, ainda assim um leitor mais atento e crítico tende a questionar quais são as suas intenções ao transmitir, ou propagandear, o seu conceito.

Em Um Mundo, uma Escola: A educação reinventada, do estadunidense Salman Khan, notamos essa boa intenção que visa fazer propaganda de si mesmo. Khan esmiúça uma nova metodologia e um novo paradigma para um modelo escolar; todavia essa lufada na pedagogia está calcada em sua própria empresa, a Khan Academy.

O matemático e educador Salman Khan, criador da Khan Academy

Vejam, a ideia exposta no livro é muito boa, e consiste na renovação da educação tendo como base a informática e a autonomia escolar. Khan propõe uma nova abordagem à pedagogia, onde eliminariamos alguns elementos sacros para a educação, como a aula expositiva, a divisão por turmas, as provas, a lição de casa e até o papel do professor.

O meu grande problema é a propaganda, nada subliminar, que Khan faz da Khan Academy, essa é a empresa que fornece os vídeos, que também estão no YouTube, e um app para alunos fazerem os exercícios de reforço e os professores acompanharem o desempenho escolar dos seus alunos.

Logotipo da Khan Academy

Uma ou duas palavrinhas sobre o método apresentado: eu, como professor e aluno, fiquei suficientemente convencido que esse sistema funciona. Fazer com que os alunos aprendam no seu ritmo é fascinante, afinal é uma das grandes agonias de ser professor é não saber ao certo se os conceitos estão sendo assimilados como deveriam pelos alunos. Porém, ele é muito calcado no ensino de matérias ditas exatas – como matemática e física, por exemplo – e não há exemplos da aplicação desse método/a em outras áreas mais subjetivas e retóricas – como história, literatura e sociologia, que ainda, bravamente, fazem parte do currículo base da maioria dos países. Como medir a subjetividade da assimilação dos conceitos criados e transmitidos sem a produção de um texto, seja em qualquer nível de escolaridade? Complicado, não?

Um Mundo, uma Escola: A educação reinventada possui vários méritos, talvez seu maior mérito seja sua linguagem acessível e simples, que geralmente afasta o público geral dos textos de educação, não apresenta um debate teórico aprofundado sobre a pedagogia, tem um monte de exemplos,  porém Salman Khan, um sujeito claramente de boa vontade e boa intenção, peca no sentido de tentar vender algo escamuteado nas franjas da propaganda altruísta. Seria muito mais justo ele, o livro, ter sido escrito por alguém imparcial, afinal Khan aponta o dedo para os diversos pontos fracos do sistema pedagógico vigente, porém não faz nenhuma crítica, no sentido de problematizar, o seu próprio produto. Mas ainda assim, vale a pena a leitura, ainda mais se você tiver qualquer ligação com a educação ou pedagogia, inclusive pais, parte importante na educação, e alunos, parte fundamental.


Ficha Técnica

Nome: Um Mundo, Uma Escola
Autor: Salman Khan
Páginas: 256

Clique aqui para adquirir A Menina Que Roubava Livros e ajude o Clio a se manter no ar e produzir ainda mais conteúdo para vocês

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post
Bruno Machado, Cristina Lima, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Humberto Athayde, Karen Badollatto, Marcelo Kriiger, Natália Castilho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s