Morre Carlos Lamarca | Hoje Na História

Hoje na História, 17 de Setembro de 1971

Em 17 de Setembro de 1971, há 48 anos, Carlos Lamarca, guerrilheiro brasileiro, que lutou contra a ditadura militar instaurada no país em 1964, é morto. Lamarca, nascido em 23 de Outubro de 1937, no Rio de Janeiro, foi Capitão do Exército Brasileiro, desertou em 1969 e tornou-se um dos comandantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), guerrilha armada que combatia o regime ditatorial vigente no país. O guerrilheiro foi condenado pelo Superior Tribunal Militar como traidor e desertor e considerado seu principal inimigo. Foi Lamarca quem liderou o grupo que sequestrou o embaixador suíço Giovanni Bucher no Rio de Janeiro, em troca da libertação de 70 presos políticos. Perseguido por mais de dois anos pelos militares, acabou sendo morto no interior da Bahia em 1971.

Na imagem, Lamarca em 1969, ainda no Exército, dando um treinamento de defesa contra assaltos para um grupo de trabalhadores do banco Bradesco.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.