BATALHA DE GETTYSBURG

Hoje na História, 1 de Julho de 1863

A Harvest of Death. Gettysburg, July 1863. Timothy O’Sullivan. (War Dept.) Exact Date Shot Unknown NARA FILE #: 165-SB-36 WAR & CONFLICT BOOK #: 253

No dia 1 de julho de 1863, há 156 anos, se iniciava um dos episódios centrais da Guerra Civil Estadounidense: a Batalha de Gettysburg. Considerada o grande ponto de viragem da guerra, Gettysburg foi a batalha com o maior número de vítimas e o maior contingente utilizado durante o conflitado, e até hoje é celebrada como uma das grandes batalhas da história dos EUA. Gettysburg foi motivada pela campanha confederada liderada pelo general Robert E. Lee de tentar invadir os territórios unionista (o Norte) para assim ganhar a guerra e findar com a secessão, criando um novo pacto federativo. Apesar das sucessivas vitórias de Lee no Sul, as forças unionistas, o Army of the Potomac, liderada pelo general George G. Meade conseguiu defender sua posição e derrotar os sulistas. Como resultado direto de Gettysburg as forças nortenhas saem com o moral mais elevado e, apesar do alto número de vítimas, se fortalece e começa uma contra-ofensiva que levaria o Norte a ganhar a Guerra Civil.  Ao todo, somando os dois lados da batalha, o contingente foi de quase 180.000 soldados, com mais de 50.000 baixas, entre mortos, feridos e desaparecidos. Gettysburg é até hoje reverenciado na memória social estadunidense, tendo sido diversas vezes retratado pela cultura popular, além de ser anualmente encenada por diversos grupos de entusiastas da história militar.

Na imagem a fotografia The Harvest of Death, de Timothy H. O’Sullivan, datada de 5 ou 6 de julho de 1863,  considerada a primeira foto de um campo de batalha, onde podem se ver diversos mortos do exército unionista.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s