O Romance Romano

The Romans in their Decadence, Thomas Couture

Dois dos maiores romances da Roma Antiga foram escritos em épocas próximas. Satíricon ganhou vida através de Petrônio. Já Metamorfoses, ou, como chamado por Agostinho, O Asno de Ouro, é obra de Apuleio.

Satíricon foi escrito aproximadamente no ano 60. O autor Petrônio, aristocrata e de família abastada, era presença confirmada na corte de Nero e chegou até a ser seu conselheiro. Historiadores antigos como Tácito descrevem sua vida, e podemos ver que o autor não está longe da obra.

Satíricon é uma sátira em prosa, que enfatiza a decadência moral de Roma através de alegorias cômicas e eróticas. No livro acompanhamos o personagem principal Encolpius, um gladiador de origem abastada aposentado em suas viagens com seus dois amantes. Seu legado histórico e literário garantiu diversas referências nas artes e duas grandes adaptações. Uma peça em 1972 e um filme em 1969.

Ao mesmo tempo, Metamorfoses é até hoje o único romance romano antigo a ter sido preservado integralmente. Diferente de Petrônio, o autor Apuleio não vivia em Roma. Originário de uma cidade colônia, viveu viajando pelo mediterrâneo e estudando filosofia, poesia e religião.

O livro conta a história de Lucius, um protagonista com desejo insaciável de praticar magia. Em uma de suas tentativas de se transformar em pássaro acaba por ser transformado em asno, onde inicia sua longa jornada repleta de outras pequenas histórias internas, como a do Cupido e Psique. Assim como Satíricon, Metamorfoses é explícito e humorístico. Porém, ao abordar a decadência moral, traz um relato das classes mais baixas. Sua adaptações e referências ao longo da literatura saão também incontáveis, sendo a mais famosa a adaptação de Franz Kafka, A Metamorfose.

Tanto Satíricon quanto Metamorfose são obras importantes para se entender Roma Antiga e as origens do gênero romance na literatura. Mas para além disso, são duas obras poéticas, atuais, históricas e divertidas.


Indicações culturais:

Satíricon (1969), adaptação de Federico Fellini

The Satyricon (2018), ballet escrito por James Holland

A Metamorfose (1915), livro de Franz Kafka

The Golden Ass (2020), curta de Tanguy de Thuret (apenas inglês, sem legendas)


Visite a Livraria da Musa no link www.bomdelivros.com.br/livraria-musa/

Chave do Pix: cliohistoriaeliteratura@gmail.com

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Merlim Malacoski, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Tiago Tavares e Silva

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.