Theodore Mommsen e a História de Roma

em
Mommsen, Franz von Lenbach, 1897

Theodor Mommsen é, até hoje, o único historiador a ter ganho o Nobel de Literatura por ser “o maior mestre vivo da arte da escrita histórica, com uma referência especial à sua obra monumental História de Roma”. O autor, nascido em 1817 na Alemanha, escreveu a primeira maior coleção de livros sobre a História de Roma em três volumes, sendo até hoje referência para os estudos clássicos. Nos estudos clássicos, Mommsen ainda se aprofundou no estudo das Leis Romanas. Tais estudos serviram de referência para o próprio Código Civil alemão.

Em sua coleção História de Roma lançada entre 1854-1856, são abordados os períodos de Monarquia, República e as Guerras Púnicas – quase 600 anos de História. Havia ainda a expectativa de outros dois livros na coleção – um sobre grandes imperadores e outro sobre as Guerras Civis. Seguindo uma narrativa cronológica, Mommsen aborda as mudanças políticas sob o viés de grandes figuras. Suas abordagens são polêmicas e levam diversas críticas por parte da historiografia contemporânea, especialmente pós Annales. Ainda assim, sua contribuição para os estudos clássicos e de direito são inegáveis e ainda debatidos.

Além disso, Mommsen também teve carreira política, eleito delegado na Câmara dos Representantes da Prússia por duas vezes pelo Partido Progressista Alemão. Suas contribuições também atingem a arqueologia, assim como boa parte do classisimo.


Indicações de leitura:

Mommsen, T. História de Roma. 5 volumes.

Mommsen, T. Direito Constitucional Romano. 8 volumes.


Visite a Livraria da Musa no link www.bomdelivros.com.br/livraria-musa/ 

Chave do Pix: cliohistoriaeliteratura@gmail.com

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Paula Guisard, Pauline Kisner, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.