Idade Média, Idade das Mulheres: Olhares Femininos sobre a História Medieval, parte 01
A Idade Média é o período da história da Europa ocidental geralmente datada entre a Queda de Roma, em 476, e a tomada de Constantinopla pelos otomanos, em 1453. O Ocidente medieval foi uma civilização diferente da Antiguidade Clássica e dos tempos modernos, e o que os estudos de gênero e da história das mulheres podem nos revelar sobre o período?
O Medievalíssimo recebe as pesquisadoras Beatriz Breviglieri, Danielle Galindo e Hayanne Porto para conversar sobre as relações entre os estudos de gênero e da história das mulheres e a história medieval.
Para ouvir o episódio basta apertar o play no miniplayer acima
Para aumentar a sua experiência com esse episódio separamos algumas imagens num pequeno dossiê visual.
Ilustração presente em manuscrito Roman de la Rose datado do século XIV e depositado no Museu Condé, na cidade francesa de Chantilly, onde podemos ver Heloísa e Pedro Abelardo, provavelmente inspirado na “Correspondência”, série de cartas trocadas entre os dois após terem sido separados por seu “pecado”: se amarem.
Miniatura do século XIII retratado Hildegarda de Bingen instruindo as suas alunas e colegas monjas no monastério de Rupertsberg, fundado por ela em 1150.
Ilustração presente no manuscrito Petit armorial équestre de la Toison d’or, datado entre 1460 e 1470 e depositado na Bibliothèque Nationale de France), que descreve Pentesíleia, rainha das amazonas, como uma das Nove da Fama em seu contraponto masculino.
Ilustração de cerca de 1220 retratando Æthelflæd, rainha da Mércia, um dos quatro reinos anglo-saxões antes da unificação da Inglaterra, entre 911-918. Filha de Alfredo, o Grande, e segundo as Crônicas de Abington, parte da Crônica Anglo-Saxã, ele seria uma líder militar e estrategista brilhante.
Ilustração presente no Evangelho de Henrique, o Leão, descrevendo a Imperatriz Matilda, avô do duque da Saxônia patrono da obra. Matilda foi duquesa da Saxônia, Imperatriz do Sacro-Império Romano Germânico e rainha da Inglaterra entre 1141 e 1148, durante o período de guerra civil conhecido como A Anarquia
Atriz estadunidense Katherine Hepburn caracterizada como Alienor de Aquitânia no longa O Leão no Inverno (1968), rainha consorte da França entre 1137 e 1152, quando se separa de Luís VII, e depois rainha consorte e regente da Inglaterra entre 1154 e 1189. Alienor de Aquitânia é um ótimo exemplo de como as mulheres medievais podiam ser empoderadas e ditar os seus próprios rumos, sejam como rainhas, regentes, mães e rebeldes.
Ilustração de Isabel I de Castela presente no manuscrito Rimado de la Conquista de Granada” datado do século XV e assinado por Pedro Marcuello. Isabel de Castela foi rainha de Castela entre 1474 e 1504 e rainha consorte de Aragão entre 1479 e 1504. O seu casamento com Fernando II de Aragão marca o último capítulo da dita Reconquista Espanhola além de lançar a Espanha, que na prática se dá com o casamento desses monarcas, para a Era das Grandes Navegações. Isabel I pode ser considerada a última mulher medieval e a primeira mulher da Idade Moderna.
Cena chamada de Ataque ao Castelo do Amor, presente no Casket with Scenes of Romance, caixão de marfim depositado no Walters Art Museum, em Baltimore, um dos exemplos de arte gótica decorativa e ilustrativa que sobreviveram até o nossos tempos. A cena representada é um exemplo do chamado “poder feminino”, tema constante na arte medieval tardia e da Renascença.
Texto: Bruno Rosa
Edição de Áudio: Bruno Rosa
Capa: Bruno Rosa
Visite a Livraria da Musa, livraria virtual com a curadoria dos membros do Clio!
Tem alguma dúvida, crítica, sugestão? Então manda um e-mail pra gente!
Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques Para todos vocês, nosso muito obrigado!
Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.