#HojeNaHistória: RAZÃO E SENSIBILIDADE

em

16 de dezembro de 1775

Aclamada no mundo inteiro como uma das maiores escritoras inglesas de todos os tempos, Jane Austen encanta seus leitores ao compor romances que retratam a pequena nobreza rural em seus livros de uma maneira leve e irônica. Em suas composições pode-se encontrar tanto personagens altruístas mas, muitas vezes preconceituosos e orgulhosos, como também personagens caricatos que apresentam uma sociedade que se mostrava polida apenas por fora. Por retratar de forma tão perceptível a realidade em que vivia, suas obras são verdadeiros documentos históricos facilitando a compreensão de fragmentos do mundo em que vivia.

Nascida em 16 de dezembro de 1775, na cidade de Steventon (Hampshire), era filha de um sacerdote anglicano e teve outros sete irmãos. Apesar da renda modesta da família, Jane recebeu aulas particulares e frequentou uma escola para moças. Desde muito cedo se interessou por literatura e desenvolveu uma aptidão para compor peças de teatro e paródias. Aos vinte anos começou a redigir dois de seus maiores sucessos, mas foi somente em 1811 que conseguiu publicar Razão e Sensibilidade. Austen nunca se casou e viveu boa parte de sua vida ao lado da irmã Cassandra que também permaneceu solteira. Morreu aos 41 anos de idade de uma doença desconhecida deixando dois livros para ainda serem publicados e um inacabado.

Além de Razão e Sensibilidade, Jane Austen é autora Orgulho e Preconceito, Emma, Mansfield Park, Persuasão, Abadia de Northanger, além de Os Watsons, Lady Susan publicado somente em 1871 e Sanditon, romance que permaneceu inacabado.

Na imagem, vemos o retrato de Jane Austin realizado em 1875, baseado na aquarela da irmã Cassandra de 1810, de um autor desconhecido.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Giovanni Alecrim, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Lucas Prestes, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.