#HojeNaHistória: A AUTOCOROAÇÃO DE BONAPARTE

2 de Dezembro de 1804

Após vencer o plebiscito de 1804 com mais de 60% dos votos, Napoleão inaugurava uma nova fase de seu governo: o Império. Com isso, a França deixava de ser uma república e voltava ao regime monárquico, com um líder personalista e uma nova nobreza, formada por parentes próximos, militares, grandes capitalistas e por parte dos antigos nobres. O defensor da Revolução de 1789 punha fim às bases tão propagadas daquele período: liberdade, fraternidade e igualdade.

Um dos momentos mais emblemáticos da dita Era Napoleônica (1799-1815) ocorreu no dia 02 de dezembro de 1804 com a coroação do militar. Um episódio bastante peculiar se pensarmos que no instante em que o papa Pio VII estava prestes a coroá-lo, Bonaparte, quebrando o protocolo, tomou a coroa de suas mãos e se autoproclamou imperador. Em seguida, fez o mesmo como sua esposa Josefina. Era bastante claro que o monarca queria demonstrar sua força político-militar com essa atitude. Ninguém estava acima dele, nem mesmo a Igreja.

Em seu governo, Napoleão realizou várias reformas de fundamental importância para o estabelecimento do atual Estado Francês e que serviu de inspiração para várias outras nações. O Código Civil Napoleônico, as reformas na administração, na educação e na economia, trouxeram grande estabilidade para a França. Sua política coercitiva, classista e muitas vezes brutal, além de sua incansável busca por poder no entanto, destruíram civilizações.

Na imagem, vemos a coração de Napoleão e de sua esposa Josephine pelos olhos de Jacques-Louis David

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Paula Guisard, Pauline Kisner, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.