2 de Dezembro de 1804

Após vencer o plebiscito de 1804 com mais de 60% dos votos, Napoleão inaugurava uma nova fase de seu governo: o Império. Com isso, a França deixava de ser uma república e voltava ao regime monárquico, com um líder personalista e uma nova nobreza, formada por parentes próximos, militares, grandes capitalistas e por parte dos antigos nobres. O defensor da Revolução de 1789 punha fim às bases tão propagadas daquele período: liberdade, fraternidade e igualdade.
Um dos momentos mais emblemáticos da dita Era Napoleônica (1799-1815) ocorreu no dia 02 de dezembro de 1804 com a coroação do militar. Um episódio bastante peculiar se pensarmos que no instante em que o papa Pio VII estava prestes a coroá-lo, Bonaparte, quebrando o protocolo, tomou a coroa de suas mãos e se autoproclamou imperador. Em seguida, fez o mesmo como sua esposa Josefina. Era bastante claro que o monarca queria demonstrar sua força político-militar com essa atitude. Ninguém estava acima dele, nem mesmo a Igreja.
Em seu governo, Napoleão realizou várias reformas de fundamental importância para o estabelecimento do atual Estado Francês e que serviu de inspiração para várias outras nações. O Código Civil Napoleônico, as reformas na administração, na educação e na economia, trouxeram grande estabilidade para a França. Sua política coercitiva, classista e muitas vezes brutal, além de sua incansável busca por poder no entanto, destruíram civilizações.
Na imagem, vemos a coração de Napoleão e de sua esposa Josephine pelos olhos de Jacques-Louis David

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura