#HojeNaHistória: “LUCY IN THE GROUND”

24 de Novembro de 1974

Há 46 anos, em 24 de novembro de 1974, aconteceu uma das maiores descobertas da paleontologia: Lucy, o primeiro exemplar de Australopithecus afarensis encontrado.

As pesquisas na região do rio Afar na Etiópia já eram conduzidas desde 1971, com a descobertas de inúmeros vestígios fósseis, devido à formação geológica única da região. No entanto, pode-se dizer que o achado de Lucy foi quase que inteiramente um acidente, pois o local em que o fóssil estava já havia sido verificado duas vezes antes por outros cientistas do projeto, mas na manhã de 24 de novembro, o chefe do projeto, Donald Johanson estava entediado e mudou seus planos de revisar notas de classificação de campo e acompanhou o estudante Tom Gray ao sítio.

Depois de duas horas de trabalho, ambos estavam indo embora quando encontraram fragmentos de ossos do braço esquerdo. Rapidamente perceberam que o local estava repleto de vestígios do que parecia ser o mesmo hominídeo. Foram para o acampamento e voltaram com toda a equipe, que trabalharam por semanas na escavação. Naquela tarde, uma música foi tocada diversas vezes: Lucy in the sky with Diamonds, dos Beatles, o que rendeu o famoso nome dado à ossada, ali já identificada como uma fêmea.

Se a Lucy da música encantava o céu com o brilho de diamantes, a Lucy do rio Afar saiu do chão, para nos dar uma verdadeira perspectiva da origem da família humana.

Na imagem, uma das réplicas expostas dos restos de Lucy. Os restos originais estão preservados no Museu Nacional da Etiópia em Addis Abeba.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Claudia Bovo, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Laura Athayde, Norton Kruel, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.