23 de Setembro de 1896

Há 126 anos nascia em St. Paul, nos estado norte-americano do Minnesota, um dos mais importantes e influentes escritores de todo século 20: F. Scott Fitzgerald, autor de romances como Suave É a Noite, O Grande Gatsby e o O Último Magnata.
Scott Fitzgerald é um dos principais nomes da Jazz Age (Era do Jazz, em tradução livre do inglês) termo que ele mesmo cunhou, que aglutinada uma série de escritores, pensadores e artistas ativos no período Entreguerras, marcada pelo excesso e extravagância dos anos 1920, década marcada pelo otimismo e crescimento econômico.
A Era do Jazz se contrapôs,e muito, com a Lost Generation (Geração Perdida, em tradução livre do inglês) marcada pelo pessimismo e pela austeridade, onde os principais nomes foram Ernest Hemingway, Ezra Pound e T.S. Eliot, autores, por sinal, com quem Scott Fitzgerald conviveu e trocou experiências literárias.
F. Scott Fitzgerald escreveu sobre o American Dream, a desigualdade de gênero, as relações de gênero, entre diversos outros temas. Além de romances escreveu contos, ensaios e roteiros cinematográficos.
O Grande Gatsby, publicado em 1925, é considerado, hoje, o maior romance da literatura dos EUA, sendo amplamente criticado, revisado, significado e adaptado, como recentemente em longa de 2013, dirigido pelo australiano Baz Luhrmann e estrelado por Leonardo DiCaprio.
Na imagem fotografia de F. Scott Fitzgerald datado de 1921

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura