Suave É a Noite | Hoje Na História

23 de Setembro de 1896

Há 126 anos nascia em St. Paul, nos estado norte-americano do Minnesota, um  dos mais importantes e influentes escritores de todo século 20: F. Scott Fitzgerald, autor de romances como Suave É a Noite, O Grande Gatsby e o O Último Magnata.

Scott Fitzgerald é um dos principais nomes da Jazz Age (Era do Jazz, em tradução livre do inglês) termo que ele mesmo cunhou, que aglutinada uma série de escritores, pensadores e artistas ativos no período Entreguerras, marcada pelo excesso e extravagância dos anos 1920, década marcada pelo otimismo e crescimento econômico.

A Era do Jazz se contrapôs,e  muito, com a Lost Generation (Geração Perdida, em tradução livre do inglês) marcada pelo pessimismo e pela austeridade, onde os principais nomes foram Ernest Hemingway, Ezra Pound e T.S. Eliot, autores, por sinal, com quem Scott Fitzgerald conviveu e trocou experiências literárias.

F. Scott Fitzgerald escreveu sobre o American Dream, a desigualdade de gênero, as relações de gênero, entre diversos outros temas. Além de romances escreveu contos, ensaios e roteiros cinematográficos.

O Grande Gatsby, publicado em 1925, é considerado, hoje, o maior romance da literatura dos EUA, sendo amplamente criticado, revisado, significado e adaptado, como recentemente em longa de 2013, dirigido pelo australiano Baz Luhrmann e estrelado por Leonardo DiCaprio.

Na imagem fotografia de F. Scott Fitzgerald datado de 1921


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.