Lumos Maxima | Hoje Na História

21 de Julho de 2007

Há 13 anos, em 21 de julho de 2007, era publicado Harry Potter e as Relíquias da Morte, encerrando a saga composta por sete livros que conta uma jornada de crescimento, amizade, perda, ausência e acima de tudo aceitação.

Goste-se ou não dos livros, milhões de pessoas aguardaram ansiosas para ter acesso ao final da história que muitos acompanhavam desde a publicação do primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997. Para se ter a dimensão de sua importância, mais de 10 milhões de cópias foram vendidas, apenas nos EUA e Reino Unido nas primeiras 24 horas após o lançamento.

Mas não trata-se apenas de números e cifras. É inegável que a série Harry Potter criou toda uma geração de leitores. Não foram poucos os que acompanharam a saga do “menino que sobreviveu” em busca de seu lugar no mundo bruxo. Em sua jornada ele descobre não apenas o mundo que o cerca, mas também a si mesmo.

E também é o momento do embate final com um homem que se faz monstro e desperta monstros e temores apenas com a menção ao seu nome. Voldemort é terrível, mas também humano o bastante para perceber-se muitas de seus crimes sendo repetidos por diversos líderes e seus seguidores. Mais do que nunca, os que se refestelam com a morte estão à solta.

E hoje, depois das declarações lamentáveis da autora, J.K. Rowling sobre transexuais, torna-se ainda mais importante fazer o exercício de separar criteriosamente a obra de seu autor, na medida que uma história também é feita por quem a lê. Leitura também é construção. E esta obra pertence a todos que a reverenciam. Como escrevi logo acima, é uma obra sobre aceitação.

Juro solenemente que não vou fazer nada de bom!

Na imagem, leitores na fila de uma livraria no dia do lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, 21 de Julho de 2007.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.