Por vuestra libertad! | Hoje Na História

17 de Julho de 1936

Há 84 anos, ocorreu o golpe militar com a intenção de derrubar a Segunda República Espanhola. O levante golpista viria a deflagar a Guerra Civil Espanhola que duraria quase três anos, até abril de 1939, às portas do início da Segunda Guerra Mundial.

Com o apoio (e o financiamento) da Itália fascista e da Alemanha nazista, oficiais das forças armadas espanholas, liderados pelo general Francisco Franco, que viria a tornar-se ditador após a derrota militar dos republicanos espanhóis, organizaram um golpe militar que tomaria as principais cidades espanholas entre os dias 17 e 18 de julho de 1936.

Porém os planos foram descobertos horas antes de seu início, o que fez necessário o apressamento da movimentação de tropas. Os golpistas tomaram o governo no Marrocos e no norte do país (com exceção do País Basco). Então iniciaria um cerco progressivo às forças republicanas.

Em vários sentidos, os republicanos espanhóis foram os pioneiros na resistência ao fascismo na Europa da década de 1930 ao fazer frente a brutalidade de Franco e seus asseclas, disfarçada de patriotismo. A intenção não era salvar o país de Cervantes, Goya e Lorca mas silenciar, prender e exterminar.

Foi o início de uma luta que ainda é viva e necessária. Ainda precisamos fazer frente a covardes que teimam e retirar do povo sua dignidade e soberania, para submeter países aos interesses mais baixos e espúrios.

Por vuestra libertad y la nuestra!

Na foto, duas irmãs se escondem durante o bombardeio nacionalista de Madrid , julho de 1936.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.