Experiência Trinity | Hoje Na História

16 de Julho de 1945

Há 75 anos o Projeto Manhattan – programa estabelecido pelas forças aliadas que visava estimular a pesquisa e o desenvolvimento de bombas atômicas – chegava a sua culminância com a realização o primeiro teste nuclear da História, conhecido como Experiência Trinity.

Realizada no estado do Novo México (EUA), a bomba foi projetada utilizando plutônio em seu núcleo. A ideia era causar a fissão nuclear por meio da detonação de TNT, gerando uma reação em cadeia de alto poder destrutivo (cerca de 20 quilotons de TNT). O experimento se provou bastante eficaz. Às 5:20:45 (horário local) ocorreu uma grande explosão, criando uma cratera de 3 metros de espessura por 330 metros de diâmetro. A onda de choque pode ser sentida a mais de 160 quilômetros de distância, chegando a ser ouvida a mais de 300 quilômetros distantes do local de sua detonação.

Apenas alguns dias depois, essa nova tecnologia seria utilizada na Segunda Guerra nas cidades de Hiroshima em 06 de agosto e três dias depois em Nagasaki, pondo fim ao maior conflito armado da história da humanidade. Os bombardeamentos causariam mais de 120 mil mortes imediatas e outras milhares durante os anos que se seguiram devido à radiação gerada pela exploração, representando um dos legados mais cruéis da guerra.

Iniciava-se aí o que viria a ser conhecida como era nuclear, marcada por uma grande disputa de poder entre os países que desenvolveriam armamento atômicos, sendo os Estados Unidos  e a União Soviética seus dois maiores representantes, dividindo o mundo ao meio durante a chamada Guerra Fria.

Na imagem, vemos o momento em que Trinity foi detonada.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.