11 de Julho de 1940

Há oitenta anos, em sete de julho de 1940, era estabelecido formalmente o Regime de Vichy na França. Durante a Segunda Guerra Mundial o governo francês basicamente saiu de Paris e se estabeleceu em na cidade de Vichy. Em 22 de junho de 1940, após ter sido nomeado Premier pelo Presidente do país, o Marechal Pétain ordenou a assinatura de um acordo de paz com os nazistas. A partir do dia 10 de julho a Assembleia Nacional lhe concedeu plenos poderes e inicia seu governo autocrático, fascista e títere do nazismo. A partir de então Pétain intervém nos sindicatos, persegue os dissidentes, principalmente comunistas e centraliza os poderes em suas mãos.
A partir de 1941 o regime começa a perseguir e emitir discursos oficiais antissemitas e anticomunistas, numa sociedade vigilante e policialesca. A partir de 1942 toda a França foi ocupada pelos Nazifascistas e Vichy não possuía mais oposição institucional. As brigadas resistentes antifascistas francesas, majoritariamente compostas por comunistas e anarquistas, tiveram papel importante no embate contra Vichy e regime fantoche se manteve até 1944, quando as tropas aliadas libertaram a França.
Na imagem, Marechal Pétain apertando as mãos de Hitler

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura