O Véu | Hoje Na História

7 de Julho de 1980

Há 40 anos, foi instituída a xaria não República Islâmica do Irã. Assim, desapareceu neste país a separação entre o Direito e a religião.

Desde 1979, o Irã vinha passando por grandes transformações, liderado pelo Aiatolá Khomeini. Uma ruptura completa com as potências ocidentais e o estabelecimento de um posicionamento independente no contexto da Guerra Fria. Um movimento de massas contra um Estado opressor, corrupto e ilegítimo para a maioria. A derrubada da monarquia foi uma lufada de esperança para os setores mais progressistas da sociedade iraniana da época.

No entanto, houve um recrudescimento da religião dentro da Revolução, que ganhou ares teocráticos. A xaria prevê uma submissão do Direito ao Corão, o que significou a perda de uma série de liberdade. O Irã que era um país laico como a Turquia ou o Líbano, tornou-se mais próximos de países como o Paquistão ou mesmo a grande rival Arábia Saudita.

Mulheres perderam uma série de direitos conquistados nas décadas anteriores, tendo o uso do véu (Hijab) passado a ser obrigatório, por exemplo. A homossexualidade passou a ser tratada como um crime. Minorias de outras religiões passaram a ser perseguidas e os costumes passaram a ser vigiados. Tudo em nome da soberania nacional e da emancipação espiritual.

E muitas vozes se calaram ou fugiram para não serem caladas, como foi o caso da quadrinista e também diretora de animação Marjane Satrapi, que ficou conhecida em todo o mundo com a HQ e a animação Persépolis que conta sua saga como uma adolescente no meio do turbilhão dos primeiros anos da Revolução Iraniana.

Na imagem, Marjane Satrapi desenhada por ela em Persépolis, 2000.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.