Mandela e o Rugby | Hoje Na História

24 de Junho de 1995

Acontecia há 25 anos a partida que definiria o campeão mundial de rugby de 1995. De um lado estavam os temíveis neozelandeses, com seu grito de guerra e dança Maori; do outro, encontrava-se a surpreendente seleção da África do Sul, que chegava a final depois de anos sem apresentar uma campanha substanciosa. Para os amantes do esporte, a partida foi emocionante e a vitória sulafricana foi merecida. Para o restante do mundo, foi o momento de ver o presidente Nelson Mandela colher alguns dos frutos de uma campanha que pretendia vencer abismos.

Com o fim do Politica de Segregação Racial em 1991, conhecido por Apartheid, e com a instituição da democracia no país, Mandela foi eleito e seus desafios eram enormes… Ele recebia uma nação historicamente dividida, na qual o medo e a desconfiança racial marcavam fundamente a sociedade. Acreditando que o caminho para o desenvolvimento nacional estaria no apaziguamento e na criação de laços entre as pessoas, o presidente buscou implementar no país uma política que reforçava a igualdade racial, social e econômica em detrimento do revanchismo.   

O rugby acabou se tornando a principal propaganda do governo. Sendo um esporte até então essencialmente associados à população branca, a campanha daquele ano propôs recriar a identidade do time ao passar a associá-lo com a Nação Arco-Íris, estimulando todos os cidadãos, independentemente da raça, a torcerem e se orgulharem do time que representava um país multirracial.

Para aqueles que gostam ou não de cinema, o filme Invictus, do diretor Clint Eastwood de 2009, retrata de maneira excepcional esse momento tão importante da história humana.

Na imagem, vemos o então presidente Nelson Mandela cumprimentando o capitão do time sulafricano de rugby François Pienaar.  

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.