3 de Junho de 1930

Nascia há 90 anos no estado de Nova Iorque (EUA), a romancista de literatura fantástica Marion Zimmer Bradley. Conhecida por compor a série de livros As Brumas de Avalon, a autora viveu sua infância e adolescência em um período bastante conturbado da história norte-americana. Vinda de uma família pobre, teve que trabalhar desde muito jovem como garçonete e faxineira. Começou a escrever histórias quando ganhou da mãe uma máquina de escrever aos 16 anos.
Foi uma pessoa bastante controversa uma vez que, esteve associada tanto a movimentos igualitários – foi convidada a participar do grupo de ativistas Daughters of Bilitis, primeiro dos Estados Unidos a buscar direito cívicos e políticos para lésbicas – quanto a uma série de problemas judiciais. Estes estavam principalmente relacionados à disputa por direitos autorais de algumas de suas obras, e à denúncia ligada à pedofilia feita por sua filha Moira Greyland, acusando Marion de ter acobertado crimes do ex-marido Walter H. Breen, o que causou grande escândalo na época.
Também foi uma das autoras que estimulou o desenvolvimento de fanzines (histórias escritas por fãs sobre obras de autores diversos), principalmente aqueles associados ao mundo ficcional criado por ela chamado Darkover. Ela própria escreveu várias fanfics, sendo a A Joia de Arwen – personagem relacionada ao mundo fantástico de JRR Tolkien – uma de suas composições mais famosas nesse setor.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura