2 de Junho de 1962

Há 58 anos, em 02 de junho de 1962, o rei Faisal emitiu um decreto ué abolia totalmente a escravidão na Arábia Saudita, o último país do planeta a fazê-lo. A imprensa oficial do país afirmou que cerca de 1.682 escravos foram libertados na época, a um custo para o governo de US $ 2.000 cada
A persistência do uso de escravos pela elite saudita já era alvo de críticas por parte dos representantes ingleses que colocaram a atual família real no trono da Arábia em 1932, mas já apoiava os Saud desde a resistência ao império Otomano na época da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A principal razão era que os ingleses viam na escravidão um empecilho para a expansão do mercado consumidor de seus produtos.
Pelos mesmos motivos, aliados ao desejo de controlar a extração e comercialização do petróleo árabe, o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt, retomou as conversas com o arei Ibn Saud (avô de Faisal) pelo fim da instituição. Porém foi John F. Kennedy que conseguiu finalmente convencer o príncipe absolutista a extinguir, na teoria, A comercialização de seres humanos.
Digo na teoria, pois ainda hoje a Arábia Saudita é um destino para milhares de homens e mulheres do sul e leste da Ásia e da África Oriental que são traficados com o objetivo de exploração do trabalho, mendicância forçada, abusos físicos e sexuais além da falta de pagamento ou atraso no pagamento de salários, retenção de documentos de viagem, restrições à liberdade de circulação e alterações não consensuais do contrato.
O governo da Arábia Saudita não cumpre os padrões mínimos para a eliminação do tráfico e não faz qualquer esforço significativo para que isto aconteça. Sendo um dos países mais coniventes com o tráfico internacional de pessoas.
Algumas leis podem ter o poder de alterar a realidade de todo um país. Outras, são apenas letras mortas, que embalam o sofrimento dos que são esquecidos pelo mundo.
Na imagem, trecho do decreto que extingue oficialmente a escravidão na Arábia Saudita, 1962.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura