26 de Maio de 1938

Há 82 anos, em 26 de maio de 1938, o Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara dos Representantes dos EUA iniciava seu nefasto trabalho de assédio e constrangimento em diversas esferas da sociedade norte-americana.
Originado de comitês de inteligência da mesma casa legislativa, sua função era a de investigar alegadas deslealdades e atividades subversivas por parte de empresas privadas, cidadãos, funcionários públicos e organizações suspeitas de terem laços com comunistas ou fascistas. No entanto, o The House Un-American Activities Committee (HUAC) concentrou seus esforços nos comunistas.
No mesmo ano, Hallie Flanagan , chefe do Federal Theatre Project, foi intimada a comparecer perante o comitê para responder à acusação de que o projeto foi invadido por comunistas. Flanagan foi chamada para testemunhar mas acabou sendo interrogada sobre a suspeita de atividades antipatrióticas de alguns dos roteiristas que tinham suas peças adaptadas no palco. Em certo momento, o representante do Alabama, Joe Starnes perguntou a Flanagan se o dramaturgo Christopher Marlowe (1564-1593) era membro do Partido Comunista e se Mr. Eurípides (poeta grego do século V a.C.) pregava a luta de classes.
Pelo visto, ontem e hoje, o autoritarismo mostra-se não apenas detestável é monstruoso, mas também ignorante.
Na imagem, Hallie Flanagan em entrevista à rádio CBS em Dezembro de 1938.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura