Crianças de Grozni (Asne Seierstad) | Clio Indica

Era Uma Vez Duas Tchetchênias

A Tchetchênia tem sido, desde a queda da União Soviética, um dos grandes problemas internos e diplomáticos dentro da Rússia, ainda mais durante os 20 anos de Putin como líder da nação. O pequeno território no Cáucaso do Sul já foi palco de duas guerras sangrentas e constantemente os ventos de autonomia e independência chacolham a região, que por sinal é um verdadeiro pavio de pólvora cujo rastelo está sempre pronto para ignição.

Em Crianças de Grozni: Um retrato dos órfãos da Tchetchênia a jornalista norueguesa Asne Seierstad faz um retrato cru e sem rodeios sobre a região durante a Primeira Guerra da Tchetchênia (1994-1996) e após a Segunda Guerra da Tchetchênia (1999-2009), se focando principalmente nos milhares de crianças que ficaram órfãs devido ao conflito.

A jornalista norueguesa Asne Seierstad

Seierstad, conhecida por obras como O Livreiro de Cabul e Um de Nós, faz um misto de micro-história com memória ao recontar, a partir de sua própria vivência, as experiências dessas crianças no Cáucaso do Sul, sempre destacando as diferenças culturais, sociais, políticas e religiosas que existem na região com Moscou, porém sem nenhum olhar de orientalismo.

Não é um livro fácil, ou aprazível de ser lido, durante a leitura em diversos momentos eu pensei em deixar de lado por motivos de não saber lidar com os relatos que estava lendo, com a crueldade estúpida que nós, seres humanos, somos capazes de infringir uns aos outros, ainda mais naturalizando esses atos com a justificativa que se trata de guerra e na guerra tudo é perdoado.

Guerrilheiro tchetcheno observa a sede do governo local bombardeado durante a Primeira Guerra da Tchetchênia

Recomendado para aqueles que gostam de grandes histórias sem o viés piegas, tão comum no jornalismo que cobre a guerra e o pós-guerra, e que ainda se espantam com o fato desses horrores ocorreram em pleno século 20.


FICHA TÉCNICA

Nome: Crianças de Grozni: Um retrato dos órfãos da Tchetchênia
Autor: Asne Seierstad
Editora: Record
Páginas: 448 pp.

Clique aqui para adquirir Crianças de Grozni: Um retrato dos órfãos da Tchetchênia e ajude o Clio a se manter no ar e produzir ainda mais conteúdo para vocês


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.