30 de Abril de 1975

Em 30 de Abril de 1975, há 45 anos, o Exército do Povo do Vietnã libertava Saigon, capital do Vietnã do Sul, reunificando o país sob a égide do socialismo e expulsando os invasores estadunidenses, numa das derrotas mais vergonhosas para os E.U.A.
O conflito marca a luta do Vietnã por sua libertação contra os colonialistas franceses, as nações centrais do capitalismo e nos remete diretamente a Guerra da Indochina. Sob a liderança do Partido Comunista do Vietnã e da Frente Nacional de Libertação os patriotas e comunistas do Vietnã do Norte travaram uma luta de mais de vinte anos contra a maior potência imperial contemporânea. A luta por liberação já vinha se desenrolando desde os anos 30 contra as força francesas ocupantes da “Indochina Francesa” e toma uma caráter de mobilização total em 1955 quando os E.U.A intervém militarmente no conflito.
Mesmo com força bélica inferior, o povo vietnamita resistiu através da luta de guerrilha, emboscando os invasores, com uma rede túneis que impressiona por sua engenhosidade e por sua convicção revolucionária, o apoio da União Soviética foi importante. Os camaradas Ho Chi Minh e Võ Nguyên Giáp são as figuras mais importantes do ponto de vista militar e político para a Revolução. O fim da Guerra é marcado pela vergonhosa retirada dos E.U.A.
Na imagem foto e um tanque T54 entrando no Palácio da Independência com os Revolucionários

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura