Nasce Pedro Américo | Hoje Na História

29 de Abril de 1843

Pedro Américo, considerado um dos mais expressivos pintores brasileiros do século XIX, nasceu em Areia (PB) há 177 anos. Ingressou ainda muito jovem na Academia Imperial de Belas Artes (RJ), tornando-se um dos principais representantes da instituição. Estudou na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, patrocinado pelo imperador de D. Pedro II. Foi aluno de Jean-Auguste-Dominique Ingres, um dos maiores pintores do neoclassicismo francês. Além da pintura, Américo também era poeta, romancista e filósofo, mantendo-se entre o Brasil e a Europa.

Suas obras ganharam muita notoriedade e ainda servem de ilustração para livros didáticos, dentre outros, que buscam exemplificar assuntos históricos. O quadro “Independência ou Morte!” – que fica permanentemente exposto no Museu Paulista da USP – surge no imaginário da população quando o assunto se relaciona ao processo histórico que levou o Brasil a tornar-se politicamente independente de Portugal. Outra de suas obras de destaque é a “Batalha do Avaí” na qual ele retratou a um dos episódios da Guerra do Paraguai. Pedro Américo foi grande divulgador das ideias governantes e por isso, auxiliou na construção de uma identidade nacional idealizada pelo Estado.

Acima pode-se ver o quadro no qual o pintor retratou Tiradentes, participante da Inconfidência Mineira, de forma a levar o expectador a compará-lo com a figura de Jesus. O artista ajudava assim, no projeto estatal de criar um herói nacional.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Merlim Malacoski, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Tiago Tavares e Silva

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

1 comentário Adicione o seu

  1. Thiago Cavalcante disse:

    Que história legal. Não sabia dele!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.