28 de Abril de 1945

Há 75 anos, no dia 28 de abril de 1945, morria um dos responsáveis pela 2ª Guerra Mundial e pela implantação do Fascismo na Itália.
Mussolini negociava uma rendição com Winston Churchill desde janeiro deste ano, porém em 25 de abril, acuado pelas forças libertadoras, foge da Milão sublevada para Como na fronteira com a Suíça, na esperança de ser encontrado antes pelos Aliados ou em último caso atravessar a fronteira.
No entanto, Mussolini e seus mais de 50 acompanhantes entre membros do governo, esposas e filhos foram reconhecidos e detidos com alguma resistência, o que justificou as execuções, segundo o Ultimato de 19 de abril de 1945, aprovado em Milão em 25 de abril pelo CLNAI (Comitato di Liberazione Nazionale Alta Italia), que determinava que “os membros do governo fascista e os hierarcas fascistas culpados de terem contribuído para a supressão das garantias constitucionais, de terem destruído as liberdades populares, criaram o regime fascista, comprometeram e traíram o destino do país e o levaram a catástrofe atual, são punidos com a pena de morte e, em casos menos graves, com prisão perpétua“.
Na manhã do dia seguinte, Mussolini e sua amante, Clara Petacci, foram fuzilados pelo comandante Walter Audisio, conhecido como Colonnello Valerio. Seus corpos e os de outros facistas executados ao logo do dia foram levados para a Piazzale Loreto, em Milão, onde 15 partigiani haviam sido massacrados e expostos após a execução em 10 de agosto de 1944. O mesmo ocorreu com o Duce e seus companheiros, que tiveram seus corpos pisoteados, baleados, e ridicularizados de todas as formas pela população local. Um momento catártico, onde a fúria de mais de 20 anos foi solta contra os seus algozes.
O espetáculo tétrico motivou Adolf Hitler a suicidar-se antes de ser capturado em 30 de Abril de 1945.
Acima, a última foto de Mussolini vivo, ao sair de Milão em 25 de abril de 1945.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura