27 de Abril de 1296

Há 724 anos, era travada a Batalha de Dunbar, um dos principais conflitos da Primeira Guerra de Independência da Escócia, opondo forças escocesas, lideradas pelo rei John Balliol, e inglesas, lideradas por John de Warenne, 6º Earl de Surrey. A vitória decisiva para o lado inglês, levou o rei Edward Longshanks, o Martelo dos Escoceses, a ocupar as Terras Baixas da Escócia e a transformar Balliol em um fantoche para a coroa inglesas. Este ficou conhecido na cultura popular e no folclore escocês como “Toom Tabard”, ou “Casaca Vazia” em tradução livre do inglês.
A Batalha de Dunbar foi um duro golpe para os escoceses, que basicamente entregaram armas e não lutaram mais por sua liberdade e independência até a Batalha de Stirling Bridge, vencida pelos escoceses, liderados por William Wallace, figura histórica, aliás, que já foi alvo de um episódio do Medievalíssimo. Você pode escutá-lo clicando aqui. Dunbar é alvo de constantes estudos pelo Historic Environment Scotland, órgão estatal que busca catalogar os sítios arqueológicos onde ocorreram as principais batalhas da história da Escócia.
Na imagem temos a foto das ruínas do Castelo de Dunbar, localizado nos arredores de onde fora travada a batalha.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura