Batalha de Dunbar | Hoje Na História

27 de Abril de 1296

Há 724 anos, era travada a Batalha de Dunbar, um dos principais conflitos da Primeira Guerra de Independência da Escócia, opondo forças escocesas, lideradas pelo rei John Balliol, e inglesas, lideradas por John de Warenne, 6º Earl de Surrey. A vitória decisiva para o lado inglês, levou o rei Edward Longshanks, o Martelo dos Escoceses, a ocupar as Terras Baixas da Escócia e a transformar Balliol em um fantoche para a coroa inglesas. Este ficou conhecido na cultura popular e no folclore escocês como “Toom Tabard”, ou “Casaca Vazia” em tradução livre do inglês.

A Batalha de Dunbar foi um duro golpe para os escoceses, que basicamente entregaram armas e não lutaram mais por sua liberdade e independência até a Batalha de Stirling Bridge, vencida pelos escoceses, liderados por William Wallace, figura histórica, aliás, que já foi alvo de um episódio do Medievalíssimo. Você pode escutá-lo clicando aqui. Dunbar é alvo de constantes estudos pelo Historic Environment Scotland, órgão estatal que busca catalogar os sítios arqueológicos onde ocorreram as principais batalhas da história da Escócia.

Na imagem temos a foto das ruínas do Castelo de Dunbar, localizado nos arredores de onde fora travada a batalha.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.