27 de Abril de 1296

Há 724 anos, era travada a Batalha de Dunbar, um dos principais conflitos da Primeira Guerra de Independência da Escócia, opondo forças escocesas, lideradas pelo rei John Balliol, e inglesas, lideradas por John de Warenne, 6º Earl de Surrey. A vitória decisiva para o lado inglês, levou o rei Edward Longshanks, o Martelo dos Escoceses, a ocupar as Terras Baixas da Escócia e a transformar Balliol em um fantoche para a coroa inglesas. Este ficou conhecido na cultura popular e no folclore escocês como “Toom Tabard”, ou “Casaca Vazia” em tradução livre do inglês.
A Batalha de Dunbar foi um duro golpe para os escoceses, que basicamente entregaram armas e não lutaram mais por sua liberdade e independência até a Batalha de Stirling Bridge, vencida pelos escoceses, liderados por William Wallace, figura histórica, aliás, que já foi alvo de um episódio do Medievalíssimo. Você pode escutá-lo clicando aqui. Dunbar é alvo de constantes estudos pelo Historic Environment Scotland, órgão estatal que busca catalogar os sítios arqueológicos onde ocorreram as principais batalhas da história da Escócia.
Na imagem temos a foto das ruínas do Castelo de Dunbar, localizado nos arredores de onde fora travada a batalha.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura