26 de Março de 1991

No dia 26 de março de 1991 há 29 anos, os presidentes de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinavam o Tratado de Assunção, acordo que consolidou a criação de uma área de livre trânsito e livre comércio entre os países do Cone Sul da América do Sul, o Mercosul, ou Mercosur, em castelhano, língua oficial dos nossos hermanos. O bloco é um dos maiores parceiros econômicos do Brasil, tanto em volume de importações quanto de exportações, sendo responsável por fatia considerável da balança externa brasileira. O Mercosul marca um longo caminho que os países sulamericanos percorreram em busca de integração, ainda que incompleta, pois divide o continente em duas porções: a América do Sul platina, os países do Cone Sul, e a América do Sul andina, os países que fazem são entrecortados pelos Andes. Assim como a União Europeia, o Mercosul ventilou a criação de uma moeda única para os seus países membros, proposta vista com resistência, principalmente por Brasil e Argentina.
Trivia: Você sabia que temos um podcast sobre o Mercosul e a história da integração da região? É o episódio 36 do ClioCast. Se você ainda não ouviu, corre lá pra ouvir.
Na imagem graNa imagem foto dos presidentes signatários do tratado de mãos dadas após a assinatura

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
