Assinatura do Tratado de Assunção | Hoje Na História

26 de Março de 1991

No dia 26 de março de 1991 há 29 anos, os presidentes de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinavam o Tratado de Assunção, acordo que consolidou a criação de uma área de livre trânsito e livre comércio entre os países do Cone Sul da América do Sul, o Mercosul, ou Mercosur, em castelhano, língua oficial dos nossos hermanos. O bloco é um dos maiores parceiros econômicos do Brasil, tanto em volume de importações quanto de exportações, sendo responsável por fatia considerável da balança externa brasileira. O Mercosul marca um longo caminho que os países sulamericanos percorreram em busca de integração, ainda que incompleta, pois divide o continente em duas porções: a América do Sul platina, os países do Cone Sul, e a América do Sul andina, os países que fazem são entrecortados pelos Andes. Assim como a União Europeia, o Mercosul ventilou a criação de uma moeda única para os seus países membros, proposta vista com resistência, principalmente por Brasil e Argentina.

Trivia: Você sabia que temos um podcast sobre o Mercosul e a história da integração da região? É o episódio 36 do ClioCast. Se você ainda não ouviu, corre lá pra ouvir.

Na imagem graNa imagem foto dos presidentes signatários do tratado de mãos dadas após a assinatura


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.