Inauguração Ponte Rio-Niterói | Hoje Na História

Hoje Na História, 4 de Março de 1974

Em 4 de março de 1974, há 46 anos, era inaugurada a Ponte Presidente Costa e Silva, conhecida popularmente como Ponte Rio-Niterói. Devemos, aliás, lutar pela mudança de nome de logradouros que homenageiam os ditadores do período entre 1964-1985. Parte da BR-101, que liga São José do Norte/RS a Touros/RN, a Ponte Rio-Niterói tem ao todo 13,29 km de extensão, dos quais 8,83 km são sobre a água (alcançando 72 m de altura em seu ponto mais elevado), teve suas obras iniciadas, simbolicamente, no dia 9 de novembro de 1968, com a presença da Rainha do Reino Unido, Elizabeth II (sim, esta que está aí até hoje firme e forte). A ponte liga a Ponta do Caju, no Rio de Janeiro, a Avenida do Contorno em Niterói, evitando um trajeto de 120km contornando a Baía de Guanabara. O projeto de ligar as duas cidades vizinhas, pela baía, remota desde 1875 passando por projetos de ponte e túneis até o da ponte idealizada por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes do governo de Arthur da Costa e Silva, segundo presidente da Ditadura Civil-Militar. Muitas vidas de operários foram perdidas na construção da ponte, entre elas 12 pessoas que foram concretadas em um acidente durante a construção. Atualmente a ponte é maior do Hemisfério Sul e maior de toda América Latina.

Na imagem foto onde a ponte é vista a partir da Baía da Guanabara


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.