Fundação da Biblioteca Mario de Andrade | Hoje Na História

Hoje Na História, 25 de Fevereiro de 1925

Em 25 de fevereiro de 1925, há 95 anos, foi oficialmente instituída a Bibliotheca Municipal de São Paulo, hoje conhecida como Biblioteca Mário de Andrade. Em 1825 foi fundada a primeira biblioteca pública da cidade, chamada de Biblioteca Pública Oficial de São Paulo, localizada no Mosteiro de São Bento, com acervo adquirido também do mosteiro e da livraria de Dom Mateus de Abreu Pereira. Acervo foi repassado depois para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1837, e por fim levado à Biblioteca Pública do Estado de São Paulo em 1911. Em 1925 o, então prefeito da cidade de São Paulo, Firmiano de Morais Pinto, instituiu oficialmente a “Bibliotheca Municipal de São Paulo” inaugurando-a em janeiro de 1926 na rua Sete de Abril, em um casarão no centro da cidade, possuindo um acervo com cerca de 15 mil volumes. Na década de 1940 o casarão já não comportava o acervo e as atividades educativas da biblioteca, então foi passada para o novo prédio na rua da Consolação em 25 de janeiro de 1942 pelo então prefeito Prestes Maia, em um prédio idealizado pelo bibliófilo e escritor Rubens Borba de Moraes, e pelo arquiteto francês Jacques Pilon. A nova sede é a atual Biblioteca Mário de Andrade em homenagem ao poeta, romancista e um dos principais nomes da primeira geração modernista, além de fundador do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo.

Na imagem: foto da fachada da biblioteca Mário de Andrade tirada pelo Google Street View


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.