Física de Jornada nas Estrelas (Lawrence M. Krauss) | Clio Indica

Space, the last frontier…

Em A Física de Jornada nas Estrelas, o físico teórico norte-americano Lawrence M. Krauss, conhecido por ser um dos precursores da teoria da Matéria Negra, faz um balanço sobre o que pode ser possível e o que é meramente ficção (científica) em uma das séries mais amadas da história da televisão: Jornada nas Estrelas (Star Trek).

O livro é escrito em uma linguagem acessível, de maneira que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em Física, talvez apenas algumas teorias ensinadas amplamente no Ensino Médio, consegue acessá-lo e apreender algum conhecimento. Eu, como trekker e admirador de ciência, adorei o livro, justamente por conta dessa característica linguística, não há nenhuma equação em todo o livro, o que simplifica, e muito a leitura, ainda mais para pessoas de “humanas” assim como esse que vos escreve, diferentemente de outros textos de divulgação científica.

Lawrence M. Krauss, divulgador e comunicador científico e físico teórico

Um dos pontos positivos do livro é ponto de de partida: Krauss assume que essa é uma leitura tanto para trekkers quanto para o público geral, assim ele toca em temas científicos mais comentados da série  – como viagem no tempo, teletransporte e vida inteligente alienígena – mas sem se ater apenas à mitologia da série. Tudo em um texto com um embasamento teórico muito forte.

O único ponto negativo que vejo é que se trata de um livro datado, pois alguns dados, como capacidade de computadores, e algumas descobertas mais recentes em astrofísica, acabam ficando de fora e extremamente fora do contexto contemporâneo. Isso fica claro quando Krauss exemplifica a capacidade da tecnologia do que era o mais potente do mundo na época e que hoje é apenas um computador caseiro base.

Entre mortos e feridos, se você gosta de ficção científica, Star Trek ou das ciências naturais como um todo, não hesite de gastar uma semana na leitura desse livro, pois é uma leitura clara, direta e fluída, isso com uma alta dosagem de educação científica, o que em dias como os nossos anda tão em falta, como vemos no negacionismo das vacinas, terraplanismo, entre outros absurdos.


FICHA TÉCNICA

Nome: A Física de Jornada nas Estrelas
Autor: Lawrence M. Krauss
Editora: Makron
Páginas: 152 pp.

Clique aqui para adquirir A Física de Jornada nas Estrelas e ajude o Clio a se manter no ar e produzir ainda mais conteúdo para vocês


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.