Física de Jornada nas Estrelas (Lawrence M. Krauss) | Clio Indica

Space, the last frontier…

Em A Física de Jornada nas Estrelas, o físico teórico norte-americano Lawrence M. Krauss, conhecido por ser um dos precursores da teoria da Matéria Negra, faz um balanço sobre o que pode ser possível e o que é meramente ficção (científica) em uma das séries mais amadas da história da televisão: Jornada nas Estrelas (Star Trek).

O livro é escrito em uma linguagem acessível, de maneira que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em Física, talvez apenas algumas teorias ensinadas amplamente no Ensino Médio, consegue acessá-lo e apreender algum conhecimento. Eu, como trekker e admirador de ciência, adorei o livro, justamente por conta dessa característica linguística, não há nenhuma equação em todo o livro, o que simplifica, e muito a leitura, ainda mais para pessoas de “humanas” assim como esse que vos escreve, diferentemente de outros textos de divulgação científica.

Lawrence M. Krauss, divulgador e comunicador científico e físico teórico

Um dos pontos positivos do livro é ponto de de partida: Krauss assume que essa é uma leitura tanto para trekkers quanto para o público geral, assim ele toca em temas científicos mais comentados da série  – como viagem no tempo, teletransporte e vida inteligente alienígena – mas sem se ater apenas à mitologia da série. Tudo em um texto com um embasamento teórico muito forte.

O único ponto negativo que vejo é que se trata de um livro datado, pois alguns dados, como capacidade de computadores, e algumas descobertas mais recentes em astrofísica, acabam ficando de fora e extremamente fora do contexto contemporâneo. Isso fica claro quando Krauss exemplifica a capacidade da tecnologia do que era o mais potente do mundo na época e que hoje é apenas um computador caseiro base.

Entre mortos e feridos, se você gosta de ficção científica, Star Trek ou das ciências naturais como um todo, não hesite de gastar uma semana na leitura desse livro, pois é uma leitura clara, direta e fluída, isso com uma alta dosagem de educação científica, o que em dias como os nossos anda tão em falta, como vemos no negacionismo das vacinas, terraplanismo, entre outros absurdos.


FICHA TÉCNICA

Nome: A Física de Jornada nas Estrelas
Autor: Lawrence M. Krauss
Editora: Makron
Páginas: 152 pp.

Clique aqui para adquirir A Física de Jornada nas Estrelas e ajude o Clio a se manter no ar e produzir ainda mais conteúdo para vocês


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Beatriz Gomes, Cristina Lima, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Jéssica Antunes, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.