Hoje Na História, 19 de Fevereiro de 1945

Em 19 de fevereiro de 1945, há 75 anos, iniciava-se uma das batalhas mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial, no teatro de operações do Pacífico, a Batalha por Iwo Jima, uma ilha vulcânica japonesa que fica à aproximadamente 1.200 km da capital nipônica, Tóquio. Formada por um terreno de relevo relativamente plano dominado por uma elevação, o Monte Suribachi, ponto mais alto da ilha – onde foi tirada a famosa foto dos soldados americanos erguendo a bandeira, tema de um Hoje na História em breve. A ilha estava ocupada por forças do exército japonês e era um ponto estratégico para os estadunidenses pois a partir das três pistas de pouso que a ilha possuía, poderiam decolar seus aviões para bombardear as cidades japonesas. A invasão foi conduzida pelo corpo de fuzileiros navais estadunidense no âmbito da Operação Detachment. As forças japonesas comandadas pelo tenente-general Tadamichi Kuribayashi fortificaram bem Iwo Jima, já esperando a invasão norte americana. A batalha foi muito dura para ambos os lados durante os seus 36 dias de duração, acabando em 26 de março com vitória ianque. Do lado americano foram 6.821 mortos e 19.217 feridos, dos japoneses totalizaram cerca de 18.300 mortos e 216 prisioneiros. Existem dois filmes que representam a batalha, são eles: Cartas de Iwo Jima, que mostra a batalha pelo lado dos japoneses, e A Conquista da Honra, mostrando o ponto de vista dos EUA, ambos de dirigidos Clint Eastwood.
Na imagem foto de fuzileiros do 24º Regimento durante a batalha por Iwo Jima

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!