Entre Rios: A Urbanização da Cidade de São Paulo | Clio Indica

Aposto que alguém que está lendo essa postagem já perdeu algo em uma enchente. Um sofá, geladeira, roupas ou documentos. Se não perdeu conhece alguém ou já assistiu alguma reportagem sobre alagamentos na cidade de São Paulo, ou na região metropolitana. Mas de quem é a culpa disso tudo? Da população que sem ter para onde ir vai se, literalmente, marginalizando de forma desenfreada nas baixadas e várzeas dos rios que cortam a cidade. Ou a culpa é da especulação imobiliária que vê nessas regiões a oportunidade de aterra-las e loteá-las com o único objetivo de lucrar. Ou ainda do incentivo à cultura do automóvel em que cada vez mais é necessário criar avenidas para o fluxo, assim canalizando e retificando esses rios?

Essas são questões que nos remetem ao documentário de 2009 “Entre Rios – A Urbanização de São Paulo” dirigido e narrado por Caio Silva Ferraz e produção de Joana Scarpelini. Essa produção de 25 min nos apresenta a relação “tóxica” entre a cidade de São Paulo e seus rios e córregos. A cidade que nasceu às margens do rio Tamanduateí e do córrego Anhangabaú e vai se desenvolvendo com a chegada da ferrovia e do capital até que começa a engolir, retificar e canalizar seus cursos d’água. Ação política que se agrava com o prefeito Prestes Maia que expande os limites do automóvel na cidade e coloca em prática seu plano de avenidas, assim alcançando os rios Tietê e Pinheiros em 1938.

Documentário em curta metragem para um assunto tão longo, porém consegue passar um panorama de onde surgem os problemas das enchentes na cidade com sua arte animada e entrevistas com profissionais em história e geografia.

Links

Link para assistir o curta no YouTube
Mapa mostrando onde estão todos os cursos d’água da cidade de São Paulo

Site oficial do projeto: https://asmargensdoprogresso.wordpress.com/


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.