Morre Salvador Dalí | Hoje Na História

Hoje Na História, 23 de Janeiro de 1989.

Em 23 de janeiro de 1989, há exatos 31 anos, morria o pintor Salvador Dali. Dalí nasceu em de 1904 na Catalunha, Espanha. Ainda quando jovem frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Durante as férias de verão passadas em Cadaqués, no ano de 1916, ele descobriu a arte impressionista. Sua primeira exposição foi organizada na casa de sua família por seu pai e foi composta por seus desenhos em carvão. Porém, sua primeira exposição de fato, exposição pública, aconteceu no ano 1919 no Teatro Municipal em Figueres. Se mudou para Madrid em 1921, e entrou na Academia de Artes de San Fernando. Desde essa época já era excêntrico e todos o olhavam por conta de sua aparência, suas roupas, seu estilo bizarro, diferente e chamativo. Assim, querendo saber quem era a figura que passava, acabaram descobrindo também suas obras. Nessa mesma época já havia feito quadros com experiências cubistas, sem ao menos saber sobre e ter contato com o movimento. Dalí chamava a atenção nas ruas com um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho, meias altas e casacos compridos. O que lhe granjeou maior atenção por parte dos colegas foram os quadros onde fez experiências com o cubismo (embora na época destes primeiros trabalhos ele provavelmente não compreendesse por completo o movimento cubista). Ele foi expulso da Academia em 1926, pouco tempo depois dos exames finais, em que declarou que ninguém na Academia era suficientemente competente para o avaliar. Em 1924 foi para Paris, daí em diante começou a ser reconhecido, e participar dos movimentos artísticos que tomavam a capital da arte. Acabou conhecendo duas figuras importantíssimas, Pablo Picasso e Juan Miró. Mesmo com a forte influência dos dois artistas, foi ali que o pintor começou a criar seu estilo próprio e fazer sucesso. Seu bigode característico foi adotado em 1920, por influência do estilo do pintor Diego Velázquez.

No começo de sua carreira se dizia anarquista e comunistas No entanto, em 1936 foi apoiador do chefe militar e ditador espanhol Francisco Franco. Acabou também denunciando o cineasta surrealista com quem trabalhou, Luis Buñuel, como comunista. O que fez com que Buñuel fosse expulso de seu trabalho e posto na lista negra dos cineastas. Os Surrealistas ficaram bem descontentes com Dalí, e o expulsaram do grupo surrealista.
Ao ser questionado, o pintor afirmou nunca ter usado drogas para criar seu quadros, disse que tudo foi fruto do Onirismo (privação do sono). Além de seus famosos quadros, Salvador Dalí já ilustrou e escreveu livros, contribui na criação artísticas de filmes, construiu um cenário para uma peça teatral. Contribui para os movimentos Cubista, dadaísta e principalmente o surrealista. E entre suas obra mais conhecidas estão: “Cesto de pão” (1926),”O mel é mais suave que o sangue” (1927), “O burro”(1928), “O enigma do destino” (1929), “O Grande Masturbador”(1929), “A Persistência da Memória” (1931),”Pão-antropomorfo catalão” (1932),”O enigma de Guilherme Tell” (1933), “Busto de mulher” (1933), “Angélus arquitectónico de Millet” (1933), “Telefone-lagosta”(1933), “Premonição da Guerra Civil”(1936).

Na Imagem: Salvador Dalí fotografado por Roger Higgins em 1968.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Beatriz Gomes, Cristina Lima, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Jéssica Antunes, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.