Hoje Na História, 17 de Dezembro de 1862.

No dia 17 de Dezembro de 1862, há 157 anos, era emitida pelo Major-General Ulysses S. Grant, supremo comandante do exército unionista durante a Guerra de Secessão, a Ordem Geral No. 11, que expulsava dos territórios dos estados do Tennessee, Mississippi e Kentucky todos os judeus residentes, como uma tentativa de controlar o contrabando de algodão praticado nas zonas de guerra no sul dos EUA. A ordem, mesmo que não tendo a chancela do presidente Abraham Lincoln, foi acatada prontamente, muito em decorrência da predominância de controle territorial, em tempos de guerra, dos chefes militares em seus distritos, ao invés do poder executivo. Tal ato repercutiu negativamente entre os políticos estadunidense, com delegações judias pressionando Washington, tanto democratas e republicanos, para a revogação da ordem, ao ponto que em 4 de janeiro de 1863, pouco menos de 20 dias depois, Lincoln revoga o ato. Grant seria eleito em 1868 presidente dos EUA, e durante a campanha fora questionado sobre os motivos da emissão da Ordem Geral No. 11 onde ele a defendeu infamemente dizendo que ela era livre de preconceito contra os judeus e sim contra “um problema causado por alguns judeus”.
Na imagem: cartum de Bernhard Gilliam de 1882 mostrando Grant tendo simpatia com os judeus por conta da perseguição contra os judeus na Rússia para tentar cooptar os eleitores judaicos para a votação de 1884, mostrando o general chorando “lágrimas de crocodilo” em um atitude hipócrita em comparação com seu passado.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
