Tycho Brahe Observa a Supernova SN 1572| Hoje Na História

Hoje na História, 11 de novembro de 1572

Em 11 de novembro de 1572, há 442 anos, o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, conhecido por conta da sua observação e catalogação de dados astronômicos e planetários, influenciando Johannes Kepler a desenvolver as leis dos movimentos planetários, observou a Supernova SN 1572, também conhecida como B Cassiopeiae, ou seja, Brahe conseguiu observar uma explosão estelar na constelação de Cassiopeia. Apesar de historicamente não ter sido o primeiro a observar tal evento cósmico, nem uma supernova nem essa supernova especificamente, Brahe foi o que melhor descreveu o evento em seu livro De nova et nullius aevi memoria prius visa stella, publicado em 1573 e revisado por Kepler, seu discípulo, em 1602 e 1610. A SN 1572 já apareceu na cultura popular em, pelo menos, duas oportunidades literárias: na magnus opus de James Joyce, Ulysses, Stephan Dedalus associa a supernova com o jovem William Shakespeare, e no conto The Star, de Arthur C. Clarke, o protagonista menciona o evento em uma passagem. Em 1998, pesquisadores da Southwest Texas State University publicaram um estudo associando a SN 1752 com o personagem Bernardo na cena I do Primeiro Ato da peça Hamlet, de Shakespeare.

Na imagem a remanescente da supernova SN 1572 vista através de raios-X a partir do Observatório de Raios-X Chandra

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.