Massacre de Pinjarra | Hoje Na História

Hoje na História, 28 de outubro de 1834

Em 28 de outubro de 1834, há 185 anos, ocorria o Massacre de Pinjarra, uma matança perpetrada pelas forças colonialistas britânicas, sob o comando do governador capitão James Stirling, mataram cerca de 60 pessoas da etnia Noongar, idosos, mulheres e crianças inclusive, na cidade de Pinjarra, localizada no estado australiano de Western Australia, após diversos protestos, liderados por Calyute, que reivindicavam a devolução de terras ocupadas antes da chegada dos colonos pelos Noongar. A matança tinha como objetivo a consolidação da posição colonizadora na Austrália, porém ela despertou um medo nos colonos de que os povos aborígenes se unissem e se levantassem contra a ocupação britânica, o que não se concretizou.

Na imagem foto do Pinjarra Massacre Site, monumento e parque em Pinjarra, em homenagem aqueles que perderam sua vida em uma das mais notórias matanças de aborígenes da história australiana.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.