Hoje Na História, 03 de Setembro de 2003

No dia 03 de setembro de 2003, há 16 anos, o cantor, multi-instrumentalista, compositor, produtor cultural, Gilberto Passos Gil Moreira, recebia o Grammy Latino, na categoria Personalidade do Ano. Além de músico, também foi embaixador da ONU para agricultura e alimentação, e ministro da cultura no Brasil entre 2003 e 2008. Na sua história com a música, Gilberto Gil já fez parte do movimento Tropicália e foi um símbolo da resistência cultural durante a ditadura militar, sendo vítima do Ato Institucional nº5 (AI-5), e partindo para o exílio, junto com outros artistas como Caetano Veloso, por exemplo. Hoje o artista contabiliza mais de 50 álbuns lançados durante toda a sua carreira e segue ativo em seus trabalhos.
Na imagem, capa do álbum de 1968 Tropicalia ou Panis et circenses, estrelado por diversos nomes da música popular brasileira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Os Mutantes, Gal Costa, entre outros nomes consagrados atualmente.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
