Batalha de Ascalão | Hoje Na História

Hoje na História, 12 de agosto de 1099

No dia 12 de Agosto de 1099, há 920 anos, ocorria nas areias da Palestina a Batalha de Ascalão, considerada por medievalistas estudiosos das Cruzadas como o último evento da chamada Primeira Cruzada. O exército cruzado liderado por Godofredo de Bouillon conseguiu derrotar um exército fatímida e assim assegurar a posse cristã do Reino Latino de Jerusalém, que foi a primeira motivação dos cruzados. Jerusalém cai em poder aos cristãos em 15 de julho do mesmo ano, e desde então vinha sendo desejada de volta pelos maometanos, principalmente pelas forças do Califado Fatímida, lideradas pelo vizir Malique Alfadal ibne Badir Aljamali Xaanxá, cujo nome foi latinizado para Lavendálio. Usando de um ataque surpresa contra as forças árabes ao redor de Ascalão, os cruzados conseguiram vencer e superar o exército muçulmano e assim garantir uma decisiva vitória pela posse de Jerusalém. Entretanto Ascalão ainda manteve uma guarnição fiel aos fatímidas, e somente seria derrotada após o Cerco de Ascalão em 1153, sempre representando um perigo e um problema para a segurança e a existência do Reino Latino. As Cruzadas, assim como as conquistas romanas, babilônicas, e mais recentemente o colonialismo britânico e o sionismo ilustram toda uma relação de forças presentes na Palestina, cuja história fora escrita com tintas manchadas de sangue e areia, e ilustrada pela dominação política e pelo autoritarismo. Além, evidentemente, da xenofobia, racismo e intolerância.

Na imagem uma miniatura do século 13 descrevendo, com os anacronismos típicos da arte cristã medieval, a Batalha de Ascalão

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.