Independência de Moçambique | Hoje Na História

25 de Junho de 1975

Bandeira de Moçambique

No dia 25 de junho de 1975, há 44 anos Moçambique declarava independência do jugo colonial português. A luta pela independência moçambicana começa em 1964 quando guerrilhas leninistas-marxistas sob comando da FRELIMO (Front de Libertação de Moçambique) começam ataques esporádicos pela libertação do país. Em 1974 explode a Revolução dos Cravos e o Estado Novo português é destituído e um novo regime democrático é instaurado em terras lusitanas e o Império Colonial Português é destituído. Como foi comum durante o período da Guerra Fria, Moçambique cai numa guerra civil, que se estenderia de 1977 a 1992, confrontando as forças da FRELIMO e da RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana), a primeira apoiada por Cuba e União Soviética, já a segunda pela Rodésia e pela África do Sul, dois países sob regimes abertamente racistas e segregacionistas. A guerra é finalizada em 1993 e o país entra num período democrático que dura até os nossos dias.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.