Ataque Viking em Lindisfarne | Hoje Na História

8 de Junho de 793

Há 1226 anos um ataque de pirates nórdicos na ilha de Lindisfarne iniciava o que ficou conhecida como Era Viking na história das ilhas britânicas. Lindisfarne era basicamente um território administrado por monges, o que o tornava ser um espaço pouco povoado e com poucos riquezas. Os ataques vikings não tardariam a chegar na ilha da Grã-Bretanha e no continente europeu, e com o tempo os nórdicos acabaram sendo cristianizados e incorporados entre os povos europeus. A influência dessa Era Viking pode ser sentida na Inglaterra, onde eles formaram juntamente com os saxões, os anglos e os bretões, o caldo fundamental que daria ao povo inglês e galês, ma França, onde até hoje existe a Normandia, que historicamente foi constituída por uma doação da coroa francesa aos nórdicos que haviam se cristianizados, até na Rússia e na Turquia, onde os barcos vikings serviram de guarda e exército mercenário. É preciso se lembrar que até hoje existe um debate historiográfico muito forte sobre o que levou os vikings a saírem da península da Escandinávia e atacar a Europa continental e as ilhas britânicas, além da própria existência de um povo viking unido e homogêneo, há aqueles que viking designava muito mais uma ocupação do que um membro de um grupo.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.